Ao navegar neste site está a dar o seu acordo às Condições Gerais de Utilização. Consulte também a nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais e Política de Cookies
MyFidelidade App

5 maneiras de

ensinar as crianças a poupar dinheiro

Poupança

​Embora o tema dinheiro seja um assunto sério, pode ensinar os seus filhos a poupar de forma criativa. Regra número 1: faça-o com dinheiro real. Ainda que parte do valor possa ser para uma poupança que tem curso, outro pode ficar no mealheiro de casa para um brinquedo, jogo, livro ou, mesmo, as férias que tanto anseiam. Crianças que aprendem a poupar tornam-se, em adultos, financeiramente mais responsáveis. Lembre-se que a melhor forma de ensinar é dando o exemplo.​
​​
1. Explique o valor do dinheiro
Embora jogar ao monopólio ou brincar às compras possam ser úteis para explorar a noção de valor, a poupança e a compra real tornam diferentes a explicação. Além disso, o uso de cartões poderá no imaginário das crianças ser um mundo de fantasia. Deixe-os contar as moedas e as notas. Assim, sempre treinam a Matemática, principalmente se estiverem em idade pré-escolar ou escolar.   

2. Mealheiro transparente
Ver as moedas e notas a aumentarem no interior do mealheiro tornam a poupança ainda mais entusiasmante, nomeadamente se existir um objetivo definido para o valor. Imagine que pais e filhos partilham o mesmo sonho, como, por exemplo, uma viagem. Por que não poupar em conjunto? 

3. Conte o dinheiro amealhado 
Ao longo do período de poupança, procure manter o entusiasmo junto do seu filho. Compre um mealheiro que se abra a qualquer momento, sem ter que o partir. Durante a contagem, mostre a sua alegria pela conquista, ao mesmo tempo que fazem contas do quanto ainda falta. Quando atingir o valor idealizado, recompense-o, evidenciando o quanto está orgulhoso.

4. Instituição financeira 
A ida ao banco pode tornar-se numa experiência fascinante para o seu filho, mais ainda se for para depositar o dinheiro que juntaram. Deixe-o fazer parte do processo, inspirando o senso de maturidade e responsabilidade financeira. Um ótimo momento para ensinar sobre outros conceitos de dinheiro, como juros e riscos. 

5. Poupança Jovem com a Fidelidade
O Poupança Jovem – Proteção Família, da Fidelidade, destina-se a pais com filhos menores, que pretendam fomentar o espírito de poupança nos mais novos, canalizando as verbas das ofertas dos familiares, bem como as do abono de família, para esta poupança.

Ensinou o seu filho a dar os primeiros passos, a andar de bicicleta… Ensine-o também a poupar. No final, ganham todos.