Fazer compras há muito que deixou de ser sinónimo de deslocação. Através de um smartphone ou de um computador, pode comprar o que quiser, em qualquer parte do mundo.
Razão que levou muitos empreendedores a optar pela abertura de uma loja online. Porém, e apesar do crescimento do comércio digital, a verdade é que as lojas físicas continuam a existir. Há mesmo quem não abdique deste contacto personalizado.
Uma das razões é simples: para muitos nada substitui a experiência de ter o produto nas mãos, a possibilidade de confirmar visualmente e, muitas vezes, através do toque se é o que realmente procura. Já outros defendem a comodidade e facilidade de encomendar online. Ainda existem outras pessoas que optam pela pesquisa de informação na Internet, mas que acabam por concretizar a comprar em loja física.
Comodidade, variedade e facilidade são três das razões enumeradas pelos consumidores digitais pela opção de compra por esta via. Justificação que explica o crescente investimento em plataformas de venda online por parte de empreendedores. O e-commerce permite, assim, aos consumidores a transação de bens e serviços electronicamente sem barreiras de tempo ou distância.
Para alguns empreendedores, dada a área de negócio e crescente procura do seu produto, passou a ser essencial, e mesmo crucial, acrescentar a loja online à física. O contrário também é verdade.
Seja para abertura de um negócio online ou offline, é fundamental analisar as reais condições do mercado, para que possa elaborar um plano de negócios. Tenha a certeza que o seu produto é algo inovador ou que acrescenta valor ao mercado, ao consumidor. O risco deve ser calculado, para que todos os passos sejam concisos na concretização dos seus objetivos.
Se iniciou o seu sonho pela loja online e agora pretende passar para a física, uma coisa já é sua: a ideia de negócio. No Espaço Empresa, do
Portal do Cidadão, ou no Instituto dos Registos e do Notariado encontra toda a informação que precisa para dar seguimento à sua veia empreendedora. Depois tem de decidir a localização e quanto está disposto a investir no arrendamento do espaço.
Não há um vencedor, nem perdedor, seja a opção física ou online ou, ainda, as duas. O negócio também se faz de riscos, desde que não comprometa a sua vida financeira, nem a dos que o rodeiam.
Independentemente da sua opção, não descure a necessidade de ter um seguro. A Fidelidade é o parceiro ideal para dar passos sólidos no crescimento do seu negócio. Junte do seu agente, conheça quais os melhores
seguros para a sua atividade.