Ao navegar neste site está a dar o seu acordo às Condições Gerais de Utilização e à Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais. Leia-as atentamente.
MyFidelidade App

Emprego

Recrutamento na era digital

​O número de recrutamentos online continua a aumentar, em Portugal. Embora não tenha sido dado o “adeus” ao recrutamento tradicional, a verdade é que a era digital abriu um novo caminho aos candidatos a determinado emprego, facilitando também o trabalho dos gestores de recursos humanos. 

Entre as inúmeras soluções tecnológicas usadas no processo de recrutamento por algumas empresas - e contestadas por alguns, face à substituição de máquinas por humanos em alguns postos de trabalho -, as redes sociais não passam despercebidas. Entre estas, destaque para o LinkedIn, que se apresenta como uma montra do mundo profissional. Em Portugal, de acordo com dados do Jornal Económico (fevereiro de 2018), dos 600 milhões de utilizadores em todo o mundo, mais de 2,5 milhões são portugueses.

Ao longo dos últimos 15 anos, o LinkedIn tem sido alvo de profundas alterações, permitindo aos utilizadores novas formas de apresentação, de comunicação e de construção de relações profissionais. Esta plataforma acabou de lançar uma nova funcionalidade que possibilita a partilha da página pessoal do utilizador através de um QR Code individualizado.

As redes sociais oferecem aos recrutadores um conhecimento mais amplo de quem se está a contratar. Torna-se mais simples e prático identificar, tendo em conta o perfil apresentado nestas plataformas (Facebook, Google e LinkedIn são as mais usadas), o profissional ideal para determinado cargo. Além disso, acelera o processo, facilita o contacto e reduz os custos de quem pretende renovar o quadro de colaboradores da empresa.​