FBPixel
Ao navegar neste site está a dar o seu acordo às Condições Gerais de Utilização e à Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais. Leia-as atentamente.
MyFidelidade App

Planos de ano novo

Planos de poupança de ano novo

​Poupar mais e gastar menos: se estas são as resoluções que estão no topo das suas prioridades para 2020, temos algumas dicas para partilhar. E não, não são aquelas dez resoluções que vão transformar a sua vida no próximo ano, mas sim algumas ideias sobre como gerir melhor as finanças e – quase tão importante – como levar a sério este compromisso de poupar.

O primeiro passo é definir as prioridades para o ano que está a chegar. Quais são os objetivos? Mudar de casa, comprar um carro, fazer uma grande viagem ou simplesmente ter um fundo de poupança como garantia para eventualidades: todos os objetivos são válidos. 

Investir é fundamental para quem quer poupar: pode apostar num PPR (Plano de poupança e reforma), começando a amealhar para a idade de aposentação e ainda usufruir de alguns benefícios fiscais: o montante aplicado a PPR é dedutível até 20% no IRS.

Por falar em IRS, um bom hábito de poupança passa também por consultar o e-fatura regularmente. Despesas com educação, habitação, saúde, manutenção de automóveis, restauração ou passes mensais de transporte, entre outras, são dedutíveis também no IRS. Mas não se esqueça que convém confirmar todas as faturas no portal, o que lhe dará uma boa ideia de quanto poderá receber de reembolso no ano seguinte.

Um dos primeiros passos pode ser cortar em pequenas coisas, desde a subscrição de ginásio onde só vai muito raramente, a utilizar o carro em vez de transportes públicos ou o café que pode beber em casa – pequenas despesas como estas devem ser repensadas. Pode parecer pouco, mas se fizer as contas do quanto investe nestas despesas ao longo do ano é um valor que fará a diferença. 

Planear viagens com antecedência também poderá causar um alívio à sua carteira. 
É uma forma de encontrar voos mais baratos, seja através das companhias low cost ou descontos em feiras de viagem.

Outra forma, e talvez a mais prática é criar poupanças automáticas, como por exemplo a App MySavings​ criada com o intuito de tornar menos complexo e mais prático ato de poupar, dando-lhe três opções de poupança, que permitem atingir os seus objetivos de forma 100% mobile e total liberdade na gestão e resgate das suas poupanças.

Comprometa-se a mudar alguns comportamentos, seja fiel aos seus objetivos e verá os seus desejos de 2020 alcançados.