Ao navegar neste site está a dar o seu acordo às Condições Gerais de Utilização e à Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais. Leia-as atentamente.
MyFidelidade App

Ar condicionado vs janelas abertas

Ar Condicionado VS Vidros Abertos

​Nos dias mais quentes, torna-se impossível conduzir de janelas abertas, nomeadamente quando o percurso é longo. Se até ao início dos anos 80, a única possibilidade era abrir os vidros e resistir, ainda assim, às temperaturas elevadas, atualmente, e na maioria dos casos, pode conduzir tranquilamente com a temperatura que considere adequada no interior do veículo. 
O último cenário parece perfeito. Porém, são muitos os condutores, e não só, que levantam a questão: ar condicionado ligado vs janelas abertas: qual o método mais económico?

Ainda que as opiniões não sejam unânimes, deverá ter em atenção os seguintes fatores, no momento da sua decisão:
  • Arrasto aerodinâmico do carro;
  • Peso do carro;
  • Eficiência do sistema de ar condicionado;
  • Consumo do motor;
  • Segurança;
  • Bem-estar.

Embora a lista não termine por aqui, podemos destacar o estudo Mobile A/C System Energy Requirements, desenvolvido pela Society of Automotive Engineers (SAE), o qual refere que conduzir de janelas abertas tem um efeito negativo na eficiência do combustível, quando comparado ao uso do ar condicionado.

Ainda continua com dúvidas?
Dentro das localidades, opte por abrir as janelas. Ato que poderá significar redução na fatura do combustível. Velocidades superiores a 70/80 quilómetros por hora, use o ar condicionado, dado que a resistência do ar com os vidros abertos aumenta o gasto de combustível.
Em longas viagens, enfrentar altas temperaturas torna-se desagradável e, principalmente, desgastante, colocando a segurança dos condutores e dos que seguem no mesmo automóvel em causa. O seu bem-estar, a cada quilómetro, deve permanecer intacto, para que a viagem seja tranquila.
E porque para a Fidelidade o mais importante são as pessoas, o seguro Total​ é a solução automóvel ideal para os condutores que valorizam um elevado nível de proteção para si e para o seu automóvel, incluindo um vasto leque de coberturas, com capitais elevados.

Conselhos
Não é apenas no verão que o ar condicionado é usado. No inverno, também faz parte do nosso dia-a-dia, quando é necessário desembaciar os vidros ou aquecer a temperatura ambiente.
Todos os anos deverá fazer um controlo do funcionamento do ar condicionado, um tratamento bacteriano e substituir o filtro de habitáculo. De dois em dois anos, é aconselhável a limpeza do circuito e carregamento. Já a todos os quatros anos, deverá ser substituída a garrafa filtrante.​